Onde quer que você esteja, esteja por inteira...
Onde quer que você esteja, esteja por inteira...
Você consegue permanecer facilmente no aqui e no agora? Geralmente, somos tomadas por um tráfego intenso de pensamentos e emoções que podem nos levar ao passado (nostalgia) ou para o futuro (ansiedade).
Estar presente acaba se tornando uma etapa essencial do trabalho interior.
Esses pensamentos e emoções, muitas vezes, parecem de forma involuntária.
Isso quer dizer que, embora estejam acontecendo intensamente e nos afetando de forma significativa, nem sempre temos consciência.
Na maioria das vezes, não nos damos conta de que estamos desconectadas, perdemos a oportunidade de escutar o que chega no momento presente e, por consequência, não percebemos os pedidos de cuidado que vêm junto.
Estar presente é estar consciente do que esta acontecendo conosco agora; é estar alinhada ao que os eventos nos causam e como nos afetam. É aceitar o que a vida nos oferece e abraçar essas experiências com o coração aberto.
O estado de presença nos possibilita acionar o "observador interno", olhando para o passado sem cultivar apego ou identificação, e sim com o desejo por aprendizado, amadurecimento e integração da realidade. Também permite que olhemos para o futuro como possibilidade a ser construída, de acordo com o que desejamos, e que darão sentido à vida.
Talvez por isso, o tempo presente tenha recebido esse nome. Talvez porque seja um "presente" para a alma a oportunidade de estar acordada para si mesma e aproveitar de forma consciente tudo o que a vida nos proporciona.
Comentarios