Eneagrama: da sabedoria à ferramenta de gestão comportamental

O Eneagrama é, antes de tudo, uma sabedoria que vai transformar profundamente o conceito que você tem de si mesmo e vai mostrar a riqueza interior que você possui e como utilizá-la para o seu crescimento pessoal e profissional.


eneagrama-sabedoria-ferramenta

Trata-se de um sistema profundo e preciso de autoconhecimento e autodesenvolvimento, cuja sabedoria foi apresentada ao Ocidente no início do século XX pelo pensador George Gurdjieff. Na década de 70, o psiquiatra chileno Cláudio Naranjo sistematizou a sabedoria do Eneagrama, colocando o sistema no contexto das ideias psicológicas, desenvolvendo a ferramenta que denominamos Eneagrama das Personalidades. A partir daí, o Eneagrama conquistou o mundo, sendo estudado por profissionais de desenvolvimento humano de instituições renomadas nos EUA, na comunidade europeia e demais países.



A ferramenta


O Eneagrama apresenta nove personalidades centrais (Eneatipos) e também as suas três variações instintivas: conservação, social e um a um. Em cada um dos nove tipos, são reveladas as motivações inconscientes e as razões por trás das escolhas já automatizadas, suas manifestações mentais e emocionais que influenciam os diversos padrões de comportamento. Assim, temos:

Tipo 1: A Perfeição Tipo 2: A Presteza Tipo 3: A Performance Tipo 4: A Profundidade Tipo 5: A Privacidade Tipo 6: A Precaução Tipo 7: O Prazer Tipo 8: O Poder Tipo 9: A Paz

Fonte: Urânio Paes

mandala-eneagrama

A partir dos nove tipos psicológicos, podemos compreender com precisão:

  • As motivações que originam cada perfil psicológico

  • As crenças limitantes (pensamentos fixados e vícios emocionais) que dificultam o desenvolvimento de habilidades e potencialidades

Além dos perfis psicológicos, o Eneagrama também nos apresenta os três Centros de Inteligência e a influência deles em nossa forma de compreender a realidade em que estamos inseridos. As pessoas pertencentes ao Centro Mental utilizam o viés do raciocínio para compreender o mundo; gostam de analisar, planejar e pesquisar. Já as pessoas pertencentes ao Centro Instintivo são mais objetivas, resolutivas e centradas no agora; a ação é uma necessidade básica. E os pertencentes ao Centro Emocional possuem foco nas relações e percebem a realidade pelo viés das emoções; são sensíveis e naturalmente empáticos.

O mapeamento dos Centros de Inteligência vai ajudar de forma assertiva e eficaz o viés que nós utilizamos para compreender o mundo. É uma análise fundamental para o entendimento de nossa forma de atuar e do desenvolvimento da performance profissional.

Já as variações instintivas vão nos mostrar para onde é canalizada nossa energia mais primitiva e influencia diretamente na relação com o ambiente onde estamos inseridos e é determinante para compreender a origem dos conflitos interpessoais.

eneagrama-organizacional

As lideranças e o mundo corporativo atual vêm demandando ferramentas de desenvolvimento comportamental que sejam profundas e objetivas ao mesmo tempo, ou seja, que tragam eficácia ao alcançar a subjetividade humana, mas que sejam precisas em sua aplicabilidade e alcance de resultados. O Eneagrama tem revolucionado empresas no mundo todo ao trabalhar líderes e equipes com resultados impressionantes, tendo se revelado a ferramenta mais transformadora do comportamento e da cultura organizacional.

A aplicação organizacional do Eneagrama possui ampla validação científica, em instituições como Stanford, Columbia e Loyola, nos EUA, instituições europeias, programas de MBA da FGV e USP no Brasil, e tem sido aplicada com assertividade em organizações como 3M, IBM, Sony, Motorola, Boeing, Disney, Embraer, Vivo, Banco Itaú, Avon, Roche, dentre outras.

Ao trabalhar as crenças limitantes dos Eneatipos, o Eneagrama permite que líderes desenvolvam a inteligência emocional, tomem consciência, planejem e desenvolvam seus gaps, mas que também potencializem suas virtudes de liderança em conexão direta com o propósito da organização.

eneagrama-nas-empresas

As equipes que trabalham seu desenvolvimento em gestão de conflitos, comunicação e relacionamento, a partir do Eneagrama, alcançam níveis de sinergia que atuam de forma extremamente positiva no engajamento e na conexão com os objetivos e metas organizacionais.

O Eneagrama nos mostra de forma rica e singular as virtudes interiores que possuímos, mas que não temos consciência. É o start ideal para todo trabalho de desenvolvimento de equipes e líderes, agregando valor aos processos de coaching, mentoring, PNL e demais ferramentas comportamentais. Pode ser utilizado na modalidade de palestra, Workshop, capacitação e imersão, promovendo resultados positivos e sustentáveis para as organizações.


Posts Em Destaque