top of page

Cuidados Paliativos para qualidade de vida


qualidade em fim de vida

ūü¶č Conversando sobre envelhecimento, esses dias, com um paciente, o tema finitude apareceu‚Ķ e os Cuidados Paliativos tamb√©m.


‚Äú- Mas cuidados paliativos n√£o √© pra quem j√° est√° desenganado e em fim de vida?‚ÄĚ

Abriu-se aqui uma ótima oportunidade para promover psicoeducação. E eu aproveitei.


Esclareci que trazemos essa distorção de compreensão acerca do objetivo dos Cuidados Paliativos na vida de uma pessoa com adoecimento ameaçador da vida e que, infelizmente, esse conceito distorcido nos distancia da potência de qualidade de vida e dignidade que essa área da Assistência tem a oferecer aos pacientes e familiares.


Com a Comunica√ß√£o N√£o Violenta aprendemos sobre o quanto os julgamentos baseados em opini√Ķes e n√£o em fatos criam r√≥tulos que nos desconectam da realidade. Esse movimento presente na nossa comunica√ß√£o contribui para a cria√ß√£o de preconceito e, consequentemente, para sua dissemina√ß√£o.


Todos perdemos com isso.


Julgamos que Cuidados Paliativos √© para ‚Äúquando n√£o tem mais nada a fazer‚ÄĚ, mas o FATO √© que se trata justamente do muito que pode ser feito para al√≠vio do sofrimento f√≠sico, emocional, familiar, social e espiritual, presentes no tratamento de uma doen√ßa grave.

Julgamos que Cuidados Paliativos √© para os ‚Äúdesenganados ‚ÄĚ, mas o FATO √© que coloca o paciente como protagonista de sua historia, oferecendo autonomia no sentir, no pensar e no agir perante seu percurso biogr√°fico. Como bem diz Ana Claudia Quintana Arantes ‚Äúdesenganado √© quem saiu da ilus√£o e do engano‚ÄĚ.


Julgamos que Cuidados Paliativos √© somente para o ‚Äúfim da vida‚ÄĚ, mas o FATO √© que se trata de uma √°rea da sa√ļde dedicada integralmente a promover QUALIDADE de vida, desde o momento do diagn√≥stico de uma doen√ßa grave, buscando assegurar conforto, dignidade e autonomia, para que o paciente n√£o tenha sua vida reduzida a uma doen√ßa.


Foi uma sessão linda, em que a psicoeducação cumpriu seu papel, abrindo espaço para novos entendimentos sobre o que seja realmente paliATIVO.


Texto: Fl√°via Vieira ūüĆĻ

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page