Visões de Mundo - Tipo 4: O mundo valoriza as pessoas originais e únicas.



As pessoas que se identificam com o perfil de personalidade 4 construíram uma visão da realidade que as faz acreditar que o mundo valoriza as pessoas que são originais e criativas.


Desenvolveram uma personalidade que preza a singularidade em sua forma de ser e agir. Aprofundam as emoções, mostrando-se “hipersensíveis” à pessoas e situações. Além disso, essa intensidade emocional, aliada à beleza e originalidade no que fazem, contribuem positivamente com essa visão da realidade.


A partir dessa visão de mundo, compreendem que:


Toda realização precisa de uma conexão com “algo maior” para fazer sentido;

Nenhuma experiência pessoal ou profissional irá proporcionar sensação de plenitude, permanecendo a sensação de falta;

As emoções fazem a pessoa se sentir viva.


A distorção acontece quando o Eneatipo 4 acredita que precisará sempre ser original e diferente, obrigando-se a se superar em criatividade para que se sinta especial para o mundo e, portanto, merecedor de amor. Além disso, a comparação com o mundo externo poderá comprometer e distorcer a visão de si mesmo, impactando negativamente em suas realizações.


O comportamento da introjeção vai intensificar mais ainda as suas emoções, levando à perceber que as outras pessoas não comungam com sua visão da realidade, por não acessarem as emoções com essa intensidade, aumentando a sensação de inadequação.


É saudável para as pessoas de personalidade tipo 4 compreenderem que o mundo não precisa ser visto desta forma, que cada pessoa tem sua forma de se conectar com as emoções, que cada um tem o que precisa para sua jornada de vida, nem mais e nem menos, de forma equânime.


Esse trabalho de crescimento interior possibilitará ao ENEATIPO 4 transformar sua visão de mundo, compreendendo que na simplicidade também há beleza e que não precisam do que está fora para se sentirem completos, pois essa plenitude está na grandeza de seu coração. .

Posts Em Destaque