Visão de Mundo - Tipo 5: O mundo valoriza as pessoas competentes e que prezam pelo conhecimento.



As pessoas que se identificam com o perfil de personalidade 5 construíram uma visão da realidade que as faz acreditar que o mundo valoriza as pessoas que são competentes e racionais.


Desenvolveram uma personalidade que preza a privacidade e o uso de seus recursos (materiais, energéticos, relacionais) para o que realmente interessa. Aprofundam o pensar, a razão, a capacidade analítica e sistêmica para resolver problemas e manter-se no mundo em segurança. Além disso, sua visão estratégica das situações, juntamente com sua avidez por informações e conhecimento contribuem positivamente com essa visão da realidade.


A partir dessa visão de mundo, compreendem que:


O mundo é escasso, e portanto, é importante economizar recursos (materiais, energéticos, relacionais);

Existe sempre uma maneira melhor e mais rápida de fazer as coisas;

O conhecimento proporciona controle sobre as situações da vida;


A distorção acontece quando o Eneatipo 5 acredita que deverá sempre aprofundar o pensar para manter-se em segurança, colocando-se como “observador” da vida, levando por vezes, à posturas excessivamente racionais, que poderá ser compreendido como “frieza” nas relações interpessoais.


Esse comportamento de avareza vai intensificar o distanciamento emocional, levando a perceber que as outras pessoas não comungam com sua visão da realidade, por não “economizarem” no uso de seus recursos energéticos, emocionais, relacionais, materiais.


É saudável para as pessoas de personalidade 5 compreenderem que o mundo não precisa ser visto de forma tão escassa, que cada pessoa relaciona-se com a vida de forma diferente, com mais ou menos intensidade, nem sempre tão mental, e quanto mais se doarem ao mundo, mais recursos receberão para manter o fluxo da vida, levando-os ao movimento de não apego.


Esse trabalho de crescimento interior possibilitará ao ENEATIPO 5 transformar sua visão de mundo, compreendendo que não precisam encontrar segurança somente em sua capacidade mental, mas também na conexão afetiva com a vida, passando a expressar mais seus sentimentos e conectando com sua grande generosidade de alma.

Posts Em Destaque