O agora é o recurso mais importante que possuímos, pois é o que existe de fato.


O momento que estamos vivendo tem nos chamado a estar em presença, o que é, por vezes, desafiador para nós. Eckhart Tolle diz algo aparentemente óbvio, mas complexo de praticar: "Onde quer que você esteja, esteja por inteiro."


Eu percebo não ser fácil permanecermos no aqui agora. Geralmente, somos tomados por um tráfego intenso de pensamentos e emoções que podem nos levar ao passado (nostalgia) ou para o futuro (ansiedade). Estar presente acaba se tornando uma etapa essencial do trabalho interior, pois passamos a travar batalhas internas entre passado, presente e futuro.


Esses pensamentos e emoções, muitas vezes, aparecem de forma involuntária. Isso quer dizer que, embora estejam acontecendo intensamente e nos afetando de forma significativa, nem sempre temos consciência, já que estamos ligados no “automático”.


Geralmente não nos damos conta de que estamos desconectados e perdemos a oportunidade de escutar o que chega no momento presente e não dos damos contas dos pedidos de cuidado que vem junto.


Estar presente é estar consciente do que está acontecendo conosco agora, é estar alinhado ao que os eventos nos causam e como nos afetam. É aceitar o que a vida nos endereça e abraçar essas experiências com o coração aberto.


O estado de presença nos permite olhar para o passado sem apego ou identificação, mas com um observador interno agindo para nosso crescimento. Também permite que olhemos para o futuro como possibilidade a ser construída de acordo com o que desejamos e que darão sentido à vida.


Reflita um pouco:


Que temas tem chegado para você e pedido espaço?


Quais sentimentos chegam e que mensagens eles trazem?


Quais questões estão precisando de uma nova oportunidade de expressão?


Que necessidades aparecem, nessas situações identificadas?


O que você pode fazer para cuidar delas?


Que praticas você tem buscado para exercitar a presença?


Talvez por isso, o tempo presente tenha recebido esse nome. Talvez porque seja um “presente” para a alma a oportunidade de estar acordada para si mesma e aproveitar de forma consciente tudo o que a vida nos proporciona.

Posts Em Destaque